JMJ: Primeiro-Ministro António Costa e Secretário de Estado do Vaticano visitam sede do COL

>Notícias >JMJ: Primeiro-Ministro António Costa e Secretário de Estado do Vaticano visitam sede do COL

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, visitaram este sábado a sede do Comité Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e destacaram mensagem de paz e de diálogo do evento.

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, visitaram no dia 13 de maio a sede da JMJ Lisboa 2023, onde foram recebidos pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, e o Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo.

António Costa garantiu o apoio do Estado português à organização do encontro e afirmou que a Jornada “é uma mensagem que o Papa Francisco quer dirigir ao conjunto da Humanidade, a partir dos jovens, crentes e não crentes, e colocando os jovens no centro do nosso desenvolvimento coletivo e das muitas questões que se nos colocam neste momento no Mundo”. “Num mundo onde somos marcados pela guerra, pelos conflitos, as divisões e separações, a melhor forma de responder é fazer o contrário: juntar, quando se quer separar; falar de paz, quando há uma guerra; e é, sobretudo, aprendermos todos que partilhar este mundo é aprender a conhecer-se melhor, a diferença de cada um”, disse, fazendo votos de que a JMJ Lisboa 2023 seja um grande sucesso.

O Secretário de Estado do Vaticano, que presidiu às celebrações das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, também sublinhou a importância deste encontro mundial de jovens na promoção da paz.  

O Primeiro-Ministro aproveitou a ocasião para fazer a sua inscrição na JMJ Lisboa 2023, e fez o convite a todos os jovens para que o façam também.

D. Américo Aguiar revelou que o número de inscritos na Jornada já ultrapassa os 600 mil peregrinos, provenientes de quase todos os países do mundo.

Na visita estiveram ainda presentes os ministros da Saúde, Manuel Pizarro, da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, responsável do Governo pela organização do encontro, e o coordenador da JMJ nomeado pelo Governo, José Sá Fernandes. O encontro serviu para os vários responsáveis fazerem um balanço dos preparativos dos planos de segurança, de saúde e de mobilidade para a Jornada.

Fotos: JMJ Lisboa 2023

Related Posts