Jornada Mundial da Juventude 2023 inspira coleção especial de selos e moeda comemorativa

>Notícias >Jornada Mundial da Juventude 2023 inspira coleção especial de selos e moeda comemorativa

A menos de duas semanas do começo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, foi apresentada, esta quarta-feira, na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, a 2ª edição de selos. Foi ainda lançada a moeda comemorativa da JMJ Lisboa 2023.

A 2ª coleção de selos, produzida pelos CTT é composta por dois selos, um com a imagem de jovens voluntários e outro com a do Papa Francisco, e ainda por um bloco filatélico com um selo, que apresenta símbolos alusivos à JMJ. Os valores encontram-se entre os 0,61 euros e os 3 euros e cada selo tem uma tiragem de 75 mil exemplares.

Segundo os CTT, “este acontecimento histórico que se concretiza este ano em Lisboa, teria obrigatoriamente de fazer parte do nosso plano filatélico nacional. A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani”.

2ª edição de selos alusivos à JMJ Lisboa 2023

Moeda comemorativa

Também a Casa da Moeda quis celebrar a chegada da JMJ Lisboa 2023, lançando uma moeda comemorativa de 2 € que traz consigo uma boa causa. Toda a receita proveniente dos exemplares vendidos será utilizada para financiar a viagem a 15 jovens de todos os países do PALOP, que sem este apoio não teriam condições financeiras para participar na JMJ.

O Bispo D. Américo Aguiar, presidente da fundação JMJ, afirma que esta iniciativa “foi acolhida com muita alegria por parte desses países e das Conferências Episcopais”. “O dinheiro parece frio, sem sentimento, mas também há exemplos do contrário e este é um deles”, afirmou ainda.

A moeda foi produzida em três tipos de acabamento: 7500 exemplares em BNC, outros 7500 em proof, e um milhão em acabamento bimetálico normal, para que possam “andar de mão em mão”, já que, como afirma D. Américo Aguiar, o objetivo passa também por “espalhar a moeda por todo o país”.

Moeda comemorativa em destaque

A 13 dias do maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa entraram em circulação a 2ª edição de selos alusiva à JMJ Lisboa 2023 e a moeda comemorativa da Jornada Mundial da Juventude.

Fotos: Agência ECCLESIA e JMJ Lisboa 2023

Related Posts