Rumo à JMJ: Diocese de Lamego vence Festival da Canção Mensagem

>Notícias >Rumo à JMJ: Diocese de Lamego vence Festival da Canção Mensagem

Aveiro acolheu o XIII Festival Nacional da Canção Mensagem que se realizou no último domingo, dia 8 de maio, no Colégio de Calvão. A grande vencedora foi a Diocese de Lamego com o tema “Entrega-te à missão”.

Treze Dioceses aceitaram o convite para participar no Festival Nacional que a Igreja Católica em Portugal organiza a cada dois anos. O tema do certame, “Levanta-te”, sintonizou os jovens com o lema da Jornada Mundial da Juventude 2023.

Ao pódio subiram as Dioceses de Lamego, Lisboa e Aveiro, respetivamente no 1.º, 2.º e 3.º lugares.

A canção vencedora, “Entrega-te à missão”, da autoria de João Adrega e Denise Pinto, foi interpretada pelo GJS – grupo de jovens da paróquia da Sé (Lamego). “Tu estás aqui” representou a Diocese de Lisboa, pelas vozes e instrumentos dos Kantakumbos da Paróquia da Brandoa. A cantar em casa estiveram os Theotokos, da Gafanha da Nazaré, com a canção “Cair”.

O grupo Baruk, da Diocese de Coimbra foi distinguido com o “Prémio Ser”, um galardão atribuído pelos próprios participantes do festival e que reconhece o grupo mais animado.

A organização desta edição foi confiada ao Departamento da Juventude de Aveiro que, pela primeira vez, desafiou os concorrentes a viverem o festival ao longo de todo um fim de semana. Assim, houve tempo para workshops, oração, ensaios, testes de som e, sobretudo, muito convívio. Uma aposta ganha que se fez sentir no bom ambiente vivido na tarde de domingo que contou com a presença de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, e do Pe. Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil.

Related Posts