Salesianos do Estoril já estão a caminho da JMJ Lisboa 2023

>Notícias >Salesianos do Estoril já estão a caminho da JMJ Lisboa 2023

O grupo dos 130 jovens dos Salesianos do Estoril, que se inscreveram para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, já se puseram a caminho.  


No dia 27 de janeiro teve lugar o primeiro de seis momentos que ocorrerão, mensalmente, até à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que vai ter lugar em agosto.

Pelas 19h00, a escola dos Salesianos do Estoril acolheu os jovens, cuja maioria são alunos da própria instituição, mas também integrando elementos externos, que se preparam para este grande encontro com o Papa.

O encontro teve início com vários jogos de quebra-gelo, uma vez que o grupo é constituído por estudantes de ciclos e turmas diferentes, com idades entres os 14 aos 18 anos, e que, na sua maioria, ainda não se conhecem. De seguida, foi apresentado o tema mensal: a história da Jornada Mundial da Juventude e o tema deste ano.

Os participantes foram, depois, distribuídos por grupos, onde houve tempo para partilha e reflexão.

A primeira parte do encontro terminou com um jantar partilhado, na Pastoral da escola Salesiana. Os jovens voltaram a reunir-se, depois do jantar, para o Rezar+, um momento em que, em frente ao Santíssimo exposto, rezaram o amor que Deus tem por cada um, agradeceram pela vida e pela vocação de São João Bosco. Houve também tempo para confissões. 

No dia 31 de janeiro, em que se celebra a festa de São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude, decorreu mais uma atividade no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Nesse dia especial, os Salesianos do Estoril receberam o TEDx, com o título “Eu Fui. As histórias da JMJ por quem as viveu”, no qual, cinco oradores expuseram a sua experiência.

João Serra partilhou a sua experiência em Sydney, em 2008; Rodrigo Figueiredo esteve no Panamá, em 2019; Margarida Castro participou na grande festa da juventude de Madrid, em 2011; já Madalena Borges teve a graça de estar no Rio de Janeiro, em 2013; finalmente, os jovens puderam escutar a partilha feita pelo Pe. Bernardo Trocado, que esteve em Cracóvia, em 2016.

Os alunos puderam ouvir testemunhos destes jovens que participaram tanto como voluntários internacionais, como peregrinos normais, bem como sacerdotes e ainda a experiência da jovem atriz que participou no festival da juventude da JMJ.  Para todos eles a participação na Jornada Mundial da Juventude foi um momento de mudança na sua caminhada de fé.

Encontros de preparação continuaram em fevereiro

No passado dia 23 de fevereiro teve lugar, nos Salesianos do Estoril, o segundo encontro de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Marcaram presença, neste dia, mais de 70 jovens, entre alunos, professores e escuteiros, que puderam partilhar momentos de festa, alegria, convívio e muita interioridade. Dentro do caminho quaresmal, todos foram desafiados a refletir sobre o tema das “Bem-aventuranças”, no concreto das suas vidas. Foi também recordada a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, em 2016, que teve como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.

O encontro terminou com um momento de oração: “Rezar+”.

Related Posts