Visita à Ucrânia: mensagem de D. Américo Aguiar

>Notícias >Visita à Ucrânia: mensagem de D. Américo Aguiar

Foi no passado dia 15 de julho, que D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, visitou os jovens e as comunidades católicas ucranianas, no contexto da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

D. Américo Aguiar, deslocou-se à Ucrânia para se encontrar com vários jovens e famílias dessoladas pela guerra. O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 trouxe consigo uma mensagem de esperança, assim como a certeza de que “Cristo não abandona” e que “no meio de tanto mal, Cristo vai vencer”.

Apesar de toda a destruição provocada pela guerra, D. Américo Aguiar afirmou que trouxe dos jovens ucranianos, “a força que vem da fé”, tendo marcado na sua mente e no seu coração, a imagem de um “jovem que recebeu nas suas mãos, a bandeira que esteve sobre o caixão do seu pai”.

O Bispo Auxiliar de Lisboa acrescentou que é nos momentos difíceis, nos momentos em que nos destroem os “sonhos”, que nos devemos relembrar que, por Cristo, é possível “levantar” e “retomar a alegria” de uma nova vida.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 apelou ainda, a que sejamos “fermento de Cristo Vivo”, e que, neste encontro mundial de jovens de todo o mundo, que é a Jornada Mundial da Juventude, sejamos como Maria e levemos “Cristo vivo a todos”.

D. Américo Aguiar termina a sua mensagem, fazendo referência à cruz que recebeu do sacerdote de Bucha, comunidade ucraniana que foi muito martirizada, relembrando que a cruz é a “nossa salvação” e que Cristo é o “nosso Salvador”.

Related Posts