JMJ Lisboa 2023: com nova proposta de atividade

>Notícias >JMJ Lisboa 2023: com nova proposta de atividade

O Comité Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2023 decidiu alterar o formato das atividades previstas para os Dias nas Dioceses. As “Catequeses” vão, assim, ser substituídas pelos “Encontros com o Bispo”, que fomentarão uma maior partilha entre os participantes e os Bispos das dioceses que os acolherem.

Os “Encontros com o Bispo” darão, em primeiro lugar, voz aos jovens que apresentarão as suas ideias sobre ecologia, fraternidade e economia. Posteriormente, o bispo tomará a palavra. O momento terminará com a celebração da missa.

Para que se possam preparar para estes encontros, os jovens, que participarem na JMJ Lisboa 2023, vão ser convidados a refletir sobre encíclicas Laudate Si e Fratelli Tutti e ainda sobre a nova Economia de Francisco.

“O esquema das Jornadas até hoje nunca teve previsto que os jovens falassem”, lamentou D. Américo Aguiar. “Foi sempre chegar, ouvir, comer, beber, dormir, rezar, dançar, encontrar… falar nunca, e achámos que seria importante criar oportunidade de que os jovens pudessem falar”, ou seja, “de uma forma organizada, serem ouvidos, porque o Papa está sempre a dizer para escutar os gritos da Mãe Terra, da humanidade”. “E os gritos dos jovens?”, concluiu o Bispo Auxiliar de Lisboa.

Related Posts